Conheça o VMI da Libraport e como ele funciona
Créditos: Libraport Campinas

VMI: O que é e como funciona este serviço?

O VMI da Libraport pode transformar o dia a dia de importadores que recebem uma grande variedade de cargas no Brasil; entenda como!

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 06/10/2022

Você sabe o que é o VMI? Por meio da modalidade Vendor Managed Inventory, importadores da cadeia de suprimentos pode contar com uma opção atraente para a gama de cargas que recebem no Brasil. Aqui no blog da Libraport, te informamos o que este serviço significa, e como ele pode impactar positivamente seus negócios. Confira:

Sobre o serviço VMI:

O VMI foi desenhado para importadores com uma grande variedade de itens, sejam eles insumos, matérias-primas e/ou produtos acabados. Nesse sentido, leva-se em conta que tais cargas sejam provenientes de diferentes fornecedores no exterior. Por meio do Vendor Managed Inventory, os itens importados ficam disponíveis no Brasil sem que o importador necessite previamente de uma estrutura de armazenagem para eles; ou que tenha de aumentar a contabilização do seu estoque ou ficar dependente de valores de frete e lead time de entrega.

Com o VMI da Libraport, por exemplo, os fornecedores podem enviar os itens consignados para a nossa empresa no Brasil, e nós seremos responsáveis por receber e armazenar os produtos em nossa estrutura moderna e ampla.

Confira também este assunto no blog: COMO FUNCIONA O CORREDOR LOGÍSTICO DA LIBRAPORT

Quais são os passos do VMI da Libraport?

Na Libraport Campinas, o serviço de VMI é completo e atende aos altos padrões de mercado atuais. Por aqui, o contratante da nossa oferta integrará as seguintes etapas:

  • É firmado um contrato de prestação de serviço entre o fornecedor internacional (o “vendor”), o importador brasileiro e a Libraport;
  • O vendor avança seu estoque ao Brasil consignado à Libraport, de forma que o importador fique isento de custos com frete internacional, taxas portuárias / aeroportuária, trânsito aduaneiro, armazenagem em zona alfandegada e qualquer responsabilidade perante os órgãos fiscalizadores no Brasil;
  • Ao identificar a necessidade de um item, o importador notifica o vendor que, após o término das negociações comerciais, informa à equipe da Libraport quais itens devem ser preparados para a nacionalização;
  • Importador segue com os trâmites de nacionalização dos itens solicitados ao vendor e coleta na Libraport; e
  • Todo o serviço prestado pelo VMI da Libraport é faturado contra o vendor sem nenhuma cobrança adicional ao importador.

Quais são os benefícios?

  • Os estoques de itens importados na planta ou CDs são reduzidos para o mínimo necessário ao dia a dia da operação;
  • Com os embarques consignados à Libraport Campinas, o custo do estoque permanece sob responsabilidade do fornecedor internacional;
  • Os riscos de parada na linha de produção ou custo com frete internacional emergencial podem ser reduzidos a zero;
  • A inspeção técnica ou triagem dos itens obsoletos permite reexportação e evita custos com nacionalização de bens não conformes;
  • O lead time de entrega de produtos importados reduzido a poucas horas;
  • A consignação da carga à Libraport deixa o importador isento de qualquer responsabilidade até o momento da nacionalização das mercadorias; e
  • Toda a operação será conduzida dentro de um ambiente seguro, com certificação OEA, plataforma de gestão online e a experiência de mais de 10 anos da Libraport em operações VMI.

Sobre a Libraport

A Libraport é um CLIA – (Centro Logístico Industrial Aduaneiro), localizado estrategicamente em um dos maiores polos industriais do país, próximo aos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. Nós atuamos com mercadorias de diversos setores, tais como farmacêutico, químico, saneantes, alimentos, high tech, automotivo e bens de consumo.

Estamos entre os maiores e mais bem estruturados armazéns alfandegados do país, com mais de 20 anos no mercado, e fomos o primeiro CLIA brasileiro a receber a certificação OEA. Para conhecer mais a respeito dos nossos serviços, acesse nossos canais de comunicação e redes sociais!

FAQ

Perguntas Frequentes e Respostas

CONFERÊNCIA REMOTA

Formulário de Conferência Remota

CORREDOR LOGÍSTICO

Envio de Pré-alerta (Standard)
Envio de Pré-alerta (Premium)

LIBRA EXPRESS

Envio de Pré-alerta
TAS

EXPEDIÇÃO

IMPORTAÇÃO

LibrahubCadastro Librahub

EXPORTAÇÃO

Agendamento

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Portal Aduaneiro

RECEBIMENTO

IMPORTAÇÃO

DTA-e (Plan/Adu)Formulário de instrução (Plan)Pré-alerta (RC e Plan)

EXPORTAÇÃO

AgendamentoFormulário de instrução (Plan)

Solicitar Atendimento

Solicitar atendimento
Carta Protesto
Feedback do cliente