Como funciona o Corredor Logístico da Libraport
Créditos: Libraport Campinas

#LIBRAPORTEXPLICA

Como funciona o Corredor Logístico da Libraport

O corredor logístico, novidade entre nossos serviços em 2024, trará maior agilidade no fluxo de mercadorias recebidas na Porto de Santos; saiba mais!

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 21/02/2024

O ano de 2024 iniciou na Libraport com uma grande novidade para o nosso negócio. Em fevereiro, colocamos em movimentação um dos projetos que, em oferta aos nossos clientes, tornará o processo de importação de cargas mais integrado e acelerado. Nesse sentido, a Libraport insere aos seus serviços o seu corredor logístico, que já está em operação.

O corredor logístico é, em suma, a incorporação de rotas, transportes e fluxos na trajetória de uma carga. Estrategicamente, o corredor é o que proporciona a movimentação de uma mercadoria, desde sua chegada ao território nacional até a algum destino. Nisso, o corredor logístico da Libraport vai oferecer a gestão de cargas desde a atracação na Baixada Santista até o armazenamento na nossa sede, em Campinas.

Quer saber mais? No texto logo abaixo, nós te apresentamos o passo a passo do nosso corredor logístico! Confira:

Quais são os passos do corredor logístico da Libraport?

A inserção de informações no nosso sistema

Ao contratar os serviços do corredor logístico, o cliente deve, a primeiro momento, enviar suas informações à Libraport. No caso, o solicitante irá inserir alguns dados em nossos sistemas via Pipefy, como as documentações da remoção da carga.

Esse processo deverá acontecer com 07 dias de antecedência à data de atracação do navio na Baixada Santista/Porto de Santos. Aqui, listamos as informações necessárias para essa primeira etapa do corredor logístico:

  • BL
  • Invoices
  • Navio e Viagem
  • Descrição do embarque para registro da DTA
  • Data e terminal de atracação
  • LI/PL
  • Valor de impostos suspensos

O trabalho da retroárea no corredor logístico

Nesta etapa do nosso corredor logístico, a retroárea oferecida pela Libraport irá monitorar a atracação do navio no Porto de Santos. Ela fará a remoção do container assim que ele estiver disponível no terminal molhado.

Vale ressaltar que a proposta do corredor já considera o custo do transporte do terminal para a retroárea e a permanência do container por até 05 dias na Baixada Santista, para registro e carregamento da DTA com destino à Libraport Campinas.

O transporte até Campinas: A atuação do nosso Libra Express

Após a transferência do container do terminal de atracação para a retroárea, o nosso serviço de transporte Libra Express dá início ao trânsito entre a Baixada Santista e a cidade de Campinas. O Transporte DTA-Santos da Libraport fará a interface com a retroárea, o registro e acompanhamento do desembaraço da DTA e a remoção do container de Santos para a Libraport Campinas.

Com a carga na Libraport, a Torre de Controle entra em ação

No estágio de inclusão do card do container em nosso sistema do Pipefy, a Torre de Controle da Libraport já está monitorando o container desde o início. Aqui, acompanharemos de perto a sua mercadoria enviada para as instalações em Campinas.

A Torre de Controle, integrante do nosso corredor logístico, acompanhará o container por todo o processo, desde o monitoramento da atracação do navio no porto, sua transferência e armazenagem na retroárea e o transporte de remoção para a Libraport Campinas. Dessa maneira, a Torre será o elo de comunicação entre a Libraport e o cliente, com atendimento especializado e altamente qualificado. 

Em cada passo, é possível notar que a Libraport acompanhará a mercadoria do cliente de ponta a ponta do corredor. Estaremos presentes em todos os passos cruciais para a entrada da mercadoria em território nacional. Assim, conseguiremos oferecer ao contratante um serviço de qualidade e pautado no zelo, atenção e a expertise pela qual somos reconhecidos no mercado de comércio exterior.

Com o nosso corredor logístico, você terá:

Visibilidade com interlocução única: Como pode ver, o corredor dará ao cliente uma visão completa da operação e de cada uma de suas etapas: atracação no porto, transferência, registro e liberação da DTA, transporte de Santos a Campinas etc. O serviço proporcionará facilitação, agilidade e segurança aos clientes, pois o processo será gerido integralmente pela Libraport Campinas.

A possibilidade de usufruir de uma solução completa a um valor competitivo no mercado, e de escolher qual opção de pacote do corredor irá contratar (apenas o transporte DTA, ou todos os serviços).

Nosso corredor foi desenvolvido para ajudar o seu negócio. Na Libraport, somos guiados na prática do “foco do cliente”, em que a visão de quem confia em nós passa a ser nosso panorama. Para conhecer ainda mais detalhes sobre este serviço que já está no ar, entre em contato com o nosso time Comercial!