Reforma Tributária: quais mudanças e impactos no comércio exterior?

A Reforma Tributária que acontece no Brasil tem um objetivo simples: descomplicar os tributos para os brasileiros, buscando novas soluções e adequações, mas mantendo a arrecadação de receitas no país. Em dezembro de 2023, após 40 anos de discussões e alterações, a reforma foi aprovada pela Câmara dos Deputados e convertida na Lei Complementar 214/2025,…

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 28/03/2025

A Reforma Tributária que acontece no Brasil tem um objetivo simples: descomplicar os tributos para os brasileiros, buscando novas soluções e adequações, mas mantendo a arrecadação de receitas no país. Em dezembro de 2023, após 40 anos de discussões e alterações, a reforma foi aprovada pela Câmara dos Deputados e convertida na Lei Complementar 214/2025, sancionada em 16 de janeiro de 2025 pelo Presidente da República.

Entenda as principais mudanças:

A última adequação, aprovada pelo atual presidente do Brasil prevê a substituição de cinco tributos principais: ICMS, ISS, PIS, COFINS e IPI, por dois impostos de base ampla: o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), entre outras mudanças. O governo fará a implementação de forma gradual para facilitar a transição ao novo sistema, iniciando em 2026 e com previsão de conclusão em 2033, quando o IBS e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) serão definitivamente implantados.

Outro destaque da reforma é a criação do Imposto Seletivo (IS), também conhecido como “Imposto do Pecado”, que será aplicado sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. A intenção é desestimular o consumo desses produtos, promovendo uma população mais saudável e ambientalmente consciente. Esse imposto também deverá substituir parte das receitas atualmente geradas pelo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Os impactos para o comercio exterior com a Reforma Tributária

Para empresas que atuam no comércio exterior, os impactos poderão ser sentidos nos processos de exportação, com o aumento da competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. Em relação às importações, a tributação sobre o consumo será mantida, mas com alíquotas mais claras e uniformes, o que tende a facilitar o processo de despacho aduaneiro.

Durante um evento sobre a Reforma Tributária promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em pronunciamento no Congresso Nacional, o atual ministro da Fazenda afirmou que será necessário resistir às pressões de determinados setores econômicos que buscam manter exceções dentro da reforma.

Segundo ele, os debates e ajustes continuarão até 2033, ano previsto para a implementação completa das mudanças. O ministro também alertou que as exceções já previstas na legislação afastam o Brasil das melhores práticas tributárias globais.

O futuro da economia brasileira

A implementação gradual da Reforma Tributária ajuda na adaptação da população e das empresas, mas também gera incertezas sobre os impactos futuros.

Muitas companhias migraram suas bases para regiões que oferecem incentivos fiscais, reduzindo seus custos operacionais e de produção, e o desafio agora é definir o destino dessas empresas quando os benefícios forem eliminados.

Existe a possibilidade de que elas retornem ao Centro-Sul, região com maior concentração de consumidores, infraestrutura, tecnologia e mão-de-obra qualificada.

Em São Paulo, por exemplo, mais de 30% das importações são redirecionadas para regiões com menores custos operacionais. Isso afeta diretamente setores como o automotivo, aeronáutico, industrial e de saúde humana

Muitos questionamentos ainda surgirão, e grande parte das respostas virá apenas com a aplicação efetiva da nova legislação. Neste período de transição, é fundamental que as empresas compreendam as mudanças e busquem adequações dentro de cada segmento para garantir sua competitividade e se mantenham atentos aos prazos e oportunidades que podem surgir ao decorrer da implementação.

AGENDAMENTO VISITAS

Agende suas visitas ao nosso recinto aqui!
Lembre-se: todos os visitantes deverão apresentar documento com foto na recepção.

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Explore nossos serviços personalizados, incluindo Transporte DAT Exportação, Entrega de DI/Door Delivery e Remoção DTA Baixada Santista, adaptados para atender suas necessidades específicas.

ARMAZÉM GERAL

Nosso Armazém Geral possui mais de 16.000 m³ de área e armazenagem extra que permite uma diversidade de cargas recebidas e sua localização é um dos nossos destaques. Na Libraport, o cliente pode facilitar a transferência de sua mercadoria para o nosso Armazém Geral ao nacionalizá-la, devido à proximidade desse armazém ao seu negócio. 

CORREDOR LOGÍSTICO

O Corredor Logístico Libraport facilita a importação de mercadorias, integrando rotas, transportes e fluxos para um processo eficiente. Monitoramos a atracação do navio e removemos o container no terminal molhado. Cuidamos da carga desde a chegada ao Brasil até sua armazenagem na nossa empresa. 

TRANSPORTE

Nosso serviço de transporte é a escolha perfeita para importadores que desejam evitar as altas tarifas e a morosidade operacional dos aeroportos e portos brasileiros. Com nossa expertise em logística e processos aduaneiros, garantimos que suas mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e segura, desde a origem até o destino final.

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Envie sua documentação aduaneira com segurança, é rápido e sem filas. Nosso time especializado verificará todos os documentos para garantir conformidade e agilizar o processo de desembaraço.

EXPEDIÇÃO

Realize aqui o agendamento para o carregamento de suas mercadorias de importação ou exportação, bem como, retirada de Container Vazio, Processos Administrativos, Guia de Licitação (Leilão), ou processos de pessoa física entre outros. Caso ainda não possua acesso para realizar o agendamento, não perca tempo, faça sua solicitação.

SOLICITAR ATENDIMENTO

Precisa de ajuda? Solicite atendimento especializado e o nosso time de Relacionamento com Cliente estará pronto para oferecer suporte personalizado em suas necessidades.

RECEBIMENTO

Envie as informações de pré-alerta, formulário de armazenagem e DTA-e para agilizar o processo de recebimento e armazenamento de suas mercadorias garantindo maior rapidez e eficiência nos processos. Além disso, poderá solicitar o engate e desengate dos veículos.