Saiba quem são os profissionais que trabalham no armazém refrigerado da Libraport.
Créditos: Libraport Campinas

Quem são os profissionais do Armazém Refrigerado da Libraport?

Nas operações do nosso armazém refrigerado, conferentes, farmacêuticos e outros atuam no funcionamento e manuseio de mercadorias da Saúde.

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 08/05/2024

A importância do armazém refrigerado para a Saúde do Brasil já foi abordada aqui no blog da Libraport, e também como os nossos serviços contribuem com o Setor Regulado. Dentro deste contexto, há uma série de profissionais envolvidos no sistema que faz a engrenagem girar. Tais colaboradores, coletivamente, participam das etapas de uma carga farmacêutica num recinto alfandegado.

Altamente qualificados, os times que trabalham nos recintos — no caso da Libraport, no Armazém 02 — realizam diferentes atividades que englobam o processo de uma mercadoria. Dessa maneira, fazemos parte da trajetória de um produto do segmento, que eventualmente impactará a vida e o bem-estar das pessoas.

Logo abaixo, nomeamos as ocupações dos profissionais do nosso Armazém Refrigerado (o 02), e quais são as suas respectivas demandas no dia a dia!

Os profissionais do armazém refrigerado da Libraport e suas atividades

Equipe Administrativa

No administrativo do armazém refrigerado, a equipe é responsável por cuidar do banco de dados do espaço. Por exemplo, os colaboradores deste time fazem o imput de informações das cargas nas planilhas dos sistema da Libraport, e o filtro de e-mails e demandas ao operacional. Eles também realizam as conferências remotas solicitadas no pipeline do armazém 02.

Supervisores e Líder do Armazém

O supervisor e o líder do armazém são os profissionais que cuidam do andamento de todos os processos no local, desde o recebimento das cargas até o armazenamento delas. As tarefas do líder englobam, inclusive, o direcionamento de demandas diárias, a administração de planilhas no banco de dados do armazém refrigerado, e a frequência do registro de ponto.

Conferentes e Auxiliares

Já os conferentes e auxiliares do armazém alfandegado operam no processual do recebimento da carga. Os conferentes supervisionam a entrada e saída de veículos, fazem a conferência fiscal e a separação de entreposto, e verificam os agendamentos das desovas e retiradas de cargas; enquanto os auxiliares se responsabilizam pela limpeza e organização do local, fazem os carregamentos e as desovas dos containers, armazenam as mercadorias e auxiliam nas vistorias dos itens.

Operadores

Os operadores também estão envolvidos nos processos das cargas do armazém refrigerado. Os colaboradores em questão atuam na desova, separação e armazenagem das cargas recebidas, bem como sua organização dentro do galpão.

Farmacêuticos

O farmacêutico cuida e supervisiona a técnica da armazenagem do produto. O profissional realiza a gestão das licenças, da contabilidade de água e do controle de pragas, a gestão térmica e qualificação dos equipamentos do armazém refrigerado. Ele também faz a assistência farmacêutica e a validação dos produtos químicos recebidos. Ainda, é responsável pelas auditorias internas de ISO, auditorias de clientes e qualificação de fornecedores.

Além do mais, o farmacêutico do nosso armazém 02 também dá apoio ao time Comercial da Libraport na hora de receber clientes para visitas. Ainda, colabora com as equipes de Relacionamento com Cliente e o Aduaneiro.

Uma das áreas do armazém refrigerado da Libraport Campinas.
Uma das áreas do armazém refrigerado da Libraport, onde nossos colaboradores atuam no dia a dia. (Créditos: Libraport Campinas)

Fora tudo isso, é importante mapearmos a rotina dos profissionais do nosso armazém refrigerado (o Armazém 02), que é movimentada e com tarefas diversas. Na Libraport, o recebimento das cargas conta com alguns passos específicos no dia a dia, que englobam o zelo, as boas práticas de armazenagem e o manuseamento qualificado.

O dia a dia destes profissionais na Libraport Campinas

O primeiro contato com a carga será feito com o Aduaneiro da Libraport, que recebe todas as informações da mercadoria. Os dados englobam o range de temperatura da carga, o tipo de produto, quem é o cliente, o agendamento do transporte, volume e mais; informações identificadas pelo conferente.

Em seguida, o caminhão da mercadoria, quando chega na Libraport, é encaminhado para o armazém refrigerado. Dessa forma, os auxiliares nas docas do armazém recebem os produtos, em local protegido para não sofrer interferências externas (luz do sol, chuva, insetos etc). A carga é pesada e pré-separada no pátio.

Logo, os conferentes do armazém revisam a entrega da mercadoria, identificam possíveis avarias, e registram os dados na chamada “folha de descarga”. Depois, o administrativo do armazém faz o imput da carga no sistema, e conforme as especificidades da mercadoria, a equipe irá direcionar o item às áreas de correlatos, alimentos, medicamentos ou outros.

Os operadores pesam e catalogam o que foi recebido com os lotes, e onde a carga ficará nos módulos do armazém. A partir disso, nossas equipes etiquetarão a carga conforme o tipo de classe do produto, e ela será colocada no espaço de armazenagem correto. Em casos de divergência na carga, o líder do armazém é acionado também.

No caso dos caminhões refrigerados, há ainda a verificação de temperatura do veículo, para a conferência de sua efetividade no transporte da mercadoria até a Libraport. Cada cliente que atendemos possui suas especificidades para cada produto, que pautam nosso manuseamento com expertise e agilidade.

Confira este texto do nosso blog: QUAIS SÃO AS CERTIFICAÇÕES DA SAÚDE QUE TODO ARMAZÉM ALFANDEGADO PRECISA TER?

O funcionamento do terceiro turno no armazém refrigerado

Os colaboradores do armazém refrigerado são presentes no chamado terceiro turno da Libraport. Na empresa, contamos com este horário adicional em nosso escopo, no período da noite, para proporcionarmos maior agilidade às operações e ao manuseio das mercadorias. Neste cenário, os times do Armazém 02 continuam a protagonizar uma operação de carga eficaz e de qualidade.

Na Libraport, você pode confiar em nossa equipe e atendimento especializados, que carregam a visão de que cada mercadoria é um produto valioso. Para conhecer mais a respeito de nós, acesse nossas redes sociais ou entre em contato pelo Fale Conosco!

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

FAQ

CONFERÊNCIA REMOTA

CORREDOR LOGÍSTICO

LIBRA EXPRESS

EXPEDIÇÃO

EXPORTAÇÃO

Agendamento

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

RECEBIMENTO

Solicitar Atendimento