Greve da ANVISA: Como se prevenir diante da possibilidade deste cenário?
Créditos: Agência Brasil | Libraport Campinas

Greve da ANVISA: Como se prevenir diante da possibilidade ou eminência deste cenário?

Em busca de reestruturar as carreiras dos servidores públicos, agências regulatórias indicam movimento que possibilita paralisação.

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 24/06/2024

Ao longo das últimas semanas, acompanhamos os desdobramentos de uma possível paralisação envolvendo diversas agências reguladoras do Governo Federal — incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Caso esta greve da ANVISA ocorra, as empresas que integram o COMEX brasileiro e as atividades de importação poderão ter seus processos afetados.

Segundo representantes da iniciativa, o objetivo é o de reestruturar as carreiras dos servidores públicos que atuam nas agências regulatórias. Neste contexto, caso a greve ocorra, ela influenciará na prestação dos serviços desses órgãos em âmbito federal, considerando também o trabalho da ANVISA.

Confira também este texto no nosso blog: Qual a importância do Recinto Alfandegado para a Saúde?

Hoje a Agência possui investimento em novos medicamentos paralisados, por conta da falta de especialistas que atuem na verificação destes remédios inéditos. Dessa maneira, as agências também buscam solucionar o quadro diminuto de profissionais que existe atualmente.

A “greve da ANVISA” poderá trazer impactos expressivos ao segmento de Comércio Exterior do nosso país, com o cenário de:

  • Uma paralisação que afete a demanda de análise de novos medicamentos para o setor farmacêutico brasileiro;
  • Eventuais atrasos na análise e liberação das licenças de importação dos produtos importados;
  • Atraso na entrega de medicamentos e, eventualmente, no abastecimento destes; e
  • Um aumento nas exigências para apresentar manifestos de presença de cargas em território nacional.

De acordo com a fala de integrantes do SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo) à imprensa, já existe um prazo médio de dez dias para análise de Licenças de Importação, por exemplo. Assim sendo, esta realidade denota o que as empresas importadoras poderão se deparar no cenário da greve da ANVISA e demais agências.

E como as empresas podem se antecipar ao cenário da possível greve da ANVISA?

Diante do cenário da greve, os importadores podem optar por mover suas cargas para um Recinto Alfandegado de Zona Secundária, principalmente ao considerar eventuais leadtimes aumentados.

Tal indicação existe pois, para os importadores que realizam suas nacionalizações primordialmente em Zonas Primárias, sejam elas Portuárias ou Aeroportuárias, qualquer aumento nos prazos de licenciamento de suas importações resultará, diretamente, no aumento dos custos operacionais — mais especificamente nos custos de armazenagem de seus produtos.

Em face a um possível cenário de paralisação da ANVISA, que poderá ter impactos nos prazos de licenciamento das importações, não opte por deixar suas mercadorias em terminais alfandegados de Zona Primária (Portuária ou Aeroportuária). A Libraport Campinas poderá ser a solução, já que além de uma infraestrutura de primeiríssima linha para o atendimento de operações do Setor Regulado, contamos com operações lastreadas nas mais rigorosas BPA’S, excelência nas operações com produtos regulados, AFE’S e AE para medicamentos, medicamentos controlados, produtos para saúde (correlatos), cosméticos e alimentos; além da conquistada Certificação de Boas Práticas de Armazenagem (CBPA) concedida pela própria ANVISA.

Para conhecer mais a respeito das nossas soluções logísticas, entre em contato com a nossa equipe Comercial!

FONTES: Veja, PFarma

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Explore nossos serviços personalizados, incluindo Transporte DAT Exportação, Entrega de DI/Door Delivery, adaptados para atender suas necessidades específicas.

ARMAZÉM GERAL

Nosso Armazém Geral possui mais de 16.000 m³ de área e armazenagem extra que permite uma diversidade de cargas recebidas e sua localização é um dos nossos destaques. Na Libraport, o cliente pode facilitar a transferência de sua mercadoria para o nosso Armazém Geral ao nacionalizá-la, devido à proximidade desse armazém ao seu negócio. 

CORREDOR LOGÍSTICO

O Corredor Logístico Libraport facilita a importação de mercadorias, integrando rotas, transportes e fluxos para um processo eficiente. Cuidamos da carga desde a chegada ao Brasil até sua armazenagem na nossa empresa. Monitoramos a atracação do navio e removemos o container no terminal molhado.

LIBRA EXPRESS

Nosso serviço de transporte rodoviário DTA é a solução perfeita para importadores que desejam evitar as altas tarifas e a morosidade operacional dos aeroportos brasileiros. O Libra Express possui as seguintes vantagens:

  • Eficiência: suas cargas chegarão ao destino com agilidade.
  • Redução de Custos: rateio de custo de transporte usando veículos compartilhados.
  • Remoção todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.Transporte DTA
  • (Transporte DTA a partir dos aeroportos de VCP e GRU)
  • Transporte DI (Door to Door, em um raio de até 50km).
  • Corredor logístico Porto de Santos (DTA a partir do Porto de Santos).
  • Baixada Santista – Exportação (Transporte DAT para zona primária)
  • Certificação OEA: agilizando os processos e minimizando os riscos em suas operações de comércio exterior.

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Envie sua documentação aduaneira e LPCO com segurança. Nosso time especializado verifica todos os documentos para garantir conformidade e agilizar o processo de desembaraço.

EXPORTAÇÃO

Agendamento

EXPEDIÇÃO

Realize aqui o agendamento para o carregamento de importação ou exportação de suas mercadorias. Caso ainda não possua acesso para realizar o agendamento, faça sua solicitação.

SOLICITAR ATENDIMENTO

Precisa de ajuda? Solicite atendimento especializado e o nosso time de Relacionamento com Cliente estará pronto para oferecer suporte personalizado em suas necessidades.

RECEBIMENTO

Envie informações de pré-alerta, formulário de armazenagem e DTA-e para agilizar o processo de recebimento e armazenamento de suas mercadorias.