COLFAC VCP aborda a chegada da DUIMP na Libraport Campinas.
Créditos: Libraport Campinas

COLFAC VCP aborda a chegada da DUIMP na Libraport Campinas

A Declaração Única de Importação entrará em vigor ainda em 2024, e a Libraport Campinas sediou a reunião da COLFAC VCP sobre o tema; assista!

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 18/06/2024

Ainda em 2024, a Declaração Única de Importação (também conhecida como DUIMP) entrará em vigor no Brasil. A partir da sua implementação, os importadores passarão a trabalhar com processos mais ágeis e facilitados na hora de trazer mercadorias ao nosso país. Com isso, a COLFAC VCP realizou sua mais recente reunião na Libraport Campinas no dia 13 de junho, para abordar este assunto tão importante.

A cerimônia da COLFAC VCP contou com a participação de diferentes representantes de órgãos anuentes brasileiros. Neste contexto, o MAPA, ANVISA, IBAMA, SEFAZ e a Receita Federal formaram a mesa de palestrantes na ocasião.

Além da DUIMP, os órgãos também abordaram outros temas, como as atualizações para o CCT Aéreo em 2024, o Programa de Conformidade para Embalagens de Madeira do MAPA, e como a Agência Nacional de Segurança Sanitária estará presente no novo Portal Único, que integra a DUIMP.

Público participa de reunião da COLFAC VCP sobre a DUIMP, sediada na Libraport Campinas.
Créditos: Rafael Smaira/Fothora

Em relação à Declaração Única de Importação, a palestra deste tópico foi conduzida pelo auditor fiscal da RFB Rodrigo Salles, especialista na implementação da DUIMP. Na segunda etapa do evento composta pelas falas de Salles, o público conferiu a linha do tempo do projeto, desde a idealização de um “guichê único” de informações aos importadores, até o cronograma detalhado de suas etapas.

Nas palavras do auditor, a DUIMP visa adicionar o “single window” (janela única) aos processos de importação, tornando-os cada vez mais rápidos e com informações unificadas. “A questão do guichê único é permitir que o importador, ou exportador, depositários e outros consigam chegar num único local, fornecer as informações e receber uma resposta com celeridade. Assim, a informação será prestada uma única vez”, disse.

O auditor fiscal Rodrigo Salles palestra na reunião da COLFAC VCP sobre a DUIMP.
Créditos: Rafael Smaira/Fothora

Onde assistir à reunião da COLFAC VCP completa?

O palestrante complementa que a DUIMP não vai substituir, por completo, os demais sistemas de Comércio Exterior dos órgãos anuentes. Acima de tudo, ela manterá os sistemas já existentes, e ajudará na troca de dados entre os envolvidos nas importações.

Inclusive, Salles realizou um momento de perguntas e respostas acerca da DUIMP. Dessa forma, o evento da COLFAC VCP foi primordial para responder às questões mais pertinentes da nova declaração.

O canal oficial da Libraport no YouTube transmitiu a reunião da COLFAC na íntegra. Portanto, para quem não pôde participar da reunião ao vivo, poderá assistir ao evento inteiro logo abaixo:

Quem pode participar dos eventos na Libraport Campinas?

Além de recebermos clientes, parceiros e acionistas presencialmente, os eventos da Libraport são livres para a participação de qualquer interessado nos temas. Em todas as edições dos nossos encontros internos, contamos com a transmissão ao vivo para que mais pessoas se inscrevam e integrem os debates.

Desse modo, para acompanhar a nossas próximas novidades, siga a Libraport pelo blog e as nossas redes sociais!

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Explore nossos serviços personalizados, incluindo Transporte DAT Exportação, Entrega de DI/Door Delivery, adaptados para atender suas necessidades específicas.

ARMAZÉM GERAL

Nosso Armazém Geral possui mais de 16.000 m³ de área e armazenagem extra que permite uma diversidade de cargas recebidas e sua localização é um dos nossos destaques. Na Libraport, o cliente pode facilitar a transferência de sua mercadoria para o nosso Armazém Geral ao nacionalizá-la, devido à proximidade desse armazém ao seu negócio. 

CORREDOR LOGÍSTICO

O Corredor Logístico Libraport facilita a importação de mercadorias, integrando rotas, transportes e fluxos para um processo eficiente. Cuidamos da carga desde a chegada ao Brasil até sua armazenagem na nossa empresa. Monitoramos a atracação do navio e removemos o container no terminal molhado.

LIBRA EXPRESS

Nosso serviço de transporte rodoviário DTA é a solução perfeita para importadores que desejam evitar as altas tarifas e a morosidade operacional dos aeroportos brasileiros. O Libra Express possui as seguintes vantagens:

  • Eficiência: suas cargas chegarão ao destino com agilidade.
  • Redução de Custos: rateio de custo de transporte usando veículos compartilhados.
  • Remoção todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.Transporte DTA
  • (Transporte DTA a partir dos aeroportos de VCP e GRU)
  • Transporte DI (Door to Door, em um raio de até 50km).
  • Corredor logístico Porto de Santos (DTA a partir do Porto de Santos).
  • Baixada Santista – Exportação (Transporte DAT para zona primária)
  • Certificação OEA: agilizando os processos e minimizando os riscos em suas operações de comércio exterior.

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Envie sua documentação aduaneira e LPCO com segurança. Nosso time especializado verifica todos os documentos para garantir conformidade e agilizar o processo de desembaraço.

EXPORTAÇÃO

Agendamento

EXPEDIÇÃO

Realize aqui o agendamento para o carregamento de importação ou exportação de suas mercadorias. Caso ainda não possua acesso para realizar o agendamento, faça sua solicitação.

SOLICITAR ATENDIMENTO

Precisa de ajuda? Solicite atendimento especializado e o nosso time de Relacionamento com Cliente estará pronto para oferecer suporte personalizado em suas necessidades.

RECEBIMENTO

Envie informações de pré-alerta, formulário de armazenagem e DTA-e para agilizar o processo de recebimento e armazenamento de suas mercadorias.