Créditos: Libraport Campinas

#LIBRAPORTEXPLICA

Relembrando o Libraport Connection 2023

O MAPA, o CCT Aéreo e a RDC 430 foram temas das edições do Libraport Connection no ano passado, com convidados ilustres na abordagem dos assuntos!

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 29/02/2024

Na Libraport, reconhecemos que a conexão com nossos clientes é algo de suma importância. Para além de estabelecer uma simples parceria para os negócios, queremos que haja uma aproximação duradoura e assertiva com aqueles que confiam em nós. Dessa forma, o Libraport Connection existe para fomentar essas alianças e proporcionar momentos de socialização e conhecimento.

Em 2023, o Connection tomou novos rumos para sua evolução como um evento da nossa marca. Ao todo, foram quatro encontros ao longo do ano, sendo três deles na sede da Libraport. Nos preocupamos em criar uma linha do tempo com o projeto, que culminasse no encontro final com clientes e parceiros para celebrar essa jornada!

Abaixo, relembramos as reuniões do Libraport Connection que aconteceram durante o ano passado, os temas que trabalhamos e os ilustres convidados que recebemos. Cada palestrante contribuiu com seus conhecimentos de mercado para abordar e ilustrar as pautas dos eventos, e ajudaram a moldar o Connection de 2023. Confira:

Os eventos do Libraport Connection de 2023

Edição MAPA

O Libraport Connection realizou seu primeiro encontro do ano em maio, e teve o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) em foco do debate e das novidades. Para isso, recebemos no auditório da empresa a Dra. Rita Lourenço, Chefe da Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP.

A Dra. Rita abordou as novidades que o MAPA traria para 2023, no que dizia respeito às normativas e regulamentos de armazenagem de insumos. E ao longo do evento, a convidada esclareceu tanto as dúvidas de quem estava presente na Libraport, quanto as perguntas de quem acompanhou de forma online. O Libraport Connection – Edição MAPA foi transmitido em formato de webinar para quem havia adquirido o ingresso gratuito.

Edição Receita Federal

Em julho, a Receita Federal foi a protagonista do Libraport Connection. Conforme o CCT Aéreo entrou em vigor no segundo semestre de 2023, a operação do sistema de Controle de Cargas e Trânsito impactou o recebimento e remoção de cargas nos aeroportos do Brasil. Assim, contamos com o apoio da RFB para explicar a atualização.

Renato Schioser Lourençon e Regis Nascimento, Auditores Fiscais da Receita Federal na regional de Viracopos, foram os palestrantes da vez. No Connection, ambos detalharam como funcionaria o sistema até então novo, quais seriam os ganhos e as oportunidades, e o cronograma de implementação da época. Na ocasião, os convidados também puderam tirar dúvidas pertinentes ao assunto.

Inclusive, o Libraport Connection – Edição Receita Federal superou a audiência da Edição MAPA. Ao todo, foram mais de 500 pessoas sintonizadas no evento, tanto presencialmente quanto pelo webinar. Diante de tal resultado, comprovamos que o Connection estava alcançando seu objetivo primal de agregar conhecimento e fornecer suporte aos profissionais do universo de COMEX.

Edição ANVISA

O segmento farmacêutico é onipresente nas operações da Libraport, dado o nosso Armazém Refrigerado que atende clientes e suas cargas do Setor Regulado (que você pode conhecer mais aqui). Diante dessa realidade, organizamos o terceiro Libraport Connection do ano com a ANVISA no papel principal, para tratarmos da RDC 430.

No enfoque da normativa estabelecida pela ANVISA, convidamos quatro players de mercado para uma mesa redonda — a primeira de todo do Libraport Connection. Na ocasião, recebemos:

  • Kleber Fernandes, Diretor de Qualidade e Gestão Técnica da Solistica;
  • Liana Montemor, Diretora Técnica e Estratégica em Cadeia do Frio do Grupo Polar;
  • Fernanda Khamis, Gerente de Qualidade de Assuntos Regulatórios da Teleflex; e
  • Ricardo Miranda, Presidente do Comitê de Cadeia de Frio do ISPE-BRASIL.
Liana Montemor, Ricardo Miranda, Luciana Oliveira, Fernanda Khamis, Kleber dos Santos e Bruno Barbosa no Libraport Connection Edição ANVISA.

A RDC 430 foi debatida tanto pelos quatro especialistas, quanto disposta para que o público fizesse questionamentos que enriquecessem o bate-papo. E novamente contamos com a transmissão ao vivo em formato de webinar, em que o público online pôde fazer perguntas.

As três edições do Libraport Connection mencionadas acima ocorreram na sede da nossa empresa. Em todas, contamos com a realização de site tours para que os convidados conferissem nossas instalações, acompanhados pelo time Comercial, gestores e demais colaboradores da Libraport.

O Libraport Connection de 2023 no Royal Palm Hall

Para finalizar 2023 com chave de ouro, promovemos o último Libraport Connection do ano no Royal Palm Hall, localizado próximo ao Royal Palm Plaza Resort. Entre os convidados, recebemos clientes, parceiros, autoridades da Prefeitura Municipal de Campinas, da Receita Federal e do MAPA, assim como representantes de classes, como do SINDASP.

Precedida por um coquetel de recepção no evento, a palestra do economista Teco Medina explorou indicadores para o cenário socioeconômico brasileiro de 2024, e o que poderíamos esperar em relação ao mundo dos negócios e do Comércio Exterior. Posterior à fala de Medina, aqueles que estiveram presentes no Connection de novembro puderam interagir e conversar a respeito das suas impressões e experiências no jantar promovido.

O economista Teco Medina palestra no Libraport Connection de 2023

Para 2024, desejamos que o Libraport Connection atinja uma audiência cada vez maior, e que o conhecimento acerca do universo de comércio exterior, da logística, da armazenagem alfandegada e mais chegue de maneira abrangente aos profissionais. Inclusive, nosso primeiro encontro para este ano já está marcado, e mais informações serão divulgadas pelos canais de comunicação da Libraport. Agradecemos a todos que fizeram parte da história do Connection até aqui, e que contribuíram para a evolução da nossa iniciativa!