VMI: Como é utilizado e seus benefícios

A venda de produtos pode ser afetada por diversos fatores, sejam eles internos, como alterações de preços, ou externos, como a guerra tarifaria causada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essas variações impactam diretamente a gestão de estoques, levando empresas a buscarem soluções logísticas que garantam o fluxo contínuo das vendas sem comprometer…

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 19/05/2025

A venda de produtos pode ser afetada por diversos fatores, sejam eles internos, como alterações de preços, ou externos, como a guerra tarifaria causada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essas variações impactam diretamente a gestão de estoques, levando empresas a buscarem soluções logísticas que garantam o fluxo contínuo das vendas sem comprometer a distribuição ao consumidor final.

Entre essas soluções, temos como opção o Vendor Managed Inventory (VMI), ou em português, Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, um modelo que automatiza e otimiza a gestão de estoque, reduzindo riscos e aumentando a eficiência.

O que é VMI?

O Vendor Managed Inventory é um modelo de operação através do fornecedor internacional pode transferir o seu inventário para o Brasil (Libraport), desta forma assumindo a responsabilidade de monitorar e repor os estoques do cliente final (importador). No cenário industrial e logístico, onde as empresas atuam em relações de alta dependência na cadeia de suprimentos, o VMI surge como um modelo operacional que fortalece o abastecimento, reduz imprevistos operacionais e minimiza eventuais faltas de produtos ao consumidor final e, acima de tudo, eventuais paradas de linhas de produção

Essa dependência, quando mal gerida, pode causar atrasos na entrega, falta de produtos e prejuízos operacionais, especialmente em processos complexos como a importação. Com o VMI oferecido pela Libraport, esse risco é reduzido: as cargas são importadas, armazenadas na Libraport, sob controle aduaneiro e suspensão dos tributos incidentes na importação, podendo ser nacionalizadas no Brasil, em lotes parciais, ficando à disposição do cliente final (importador) empresa para uso imediato, sem burocracias adicionais.

Quais processos podem ser gerenciados?

No modelo Vendor Managed Inventory oferecido pela Libraport, a empresa atua como facilitadora logística e aduaneira, fornecendo estrutura e informações essenciais para que o fornecedor internacional e o cliente final (importador) tomem decisões estratégicas sobre o estoque.
A Libraport não executa diretamente a gestão de níveis de estoque nem determina os pontos de reposição, essa responsabilidade permanece com o vendedor e o importador, por meio de acordos comerciais. O papel da Libraport é garantir visibilidade, controle e suporte logístico-operacional em todo o processo.

As responsabilidades da Libraport incluem:

  • Orientações sobre a preparação dos documentos de embarque
  • Indicação do Incoterm mais apropriado e análise dos melhores pontos de entrada no país
  • Transporte rodoviário sob regime de trânsito aduaneiro (DTA), incluindo: retirada das cargas nos pontos de entrada (como VCP, GRU ou Porto de Santos) e o registro da DTA, contratação de seguro, pagamento de taxas portuárias/aeroportuárias e capatazias.
  • Admissão das mercadorias no regime especial de entreposto aduaneiro, com monitoramento de prazos de entrepostamento.
  • Gestão do inventário de propriedade do vendedor internacional dentro do entreposto.
  • Acompanhamento das vendas realizadas pelo vendedor ao cliente final no Brasil, garantindo rastreabilidade da movimentação.
  • Segregação dos produtos vendidos, organizando a coleta pelo importador.
  • Disponibilização de acesso ao portal da Libraport, com todas as operações registradas e atualizadas em tempo real.
  • Esse conjunto de atividades permite que a cadeia de suprimentos funcione com agilidade, segurança e inteligência operacional, apoiando a tomada de decisão dos envolvidos e garantindo a eficiência do modelo VMI no Brasil.

Benefícios do VMI com a Libraport

  1. Redução de rupturas de estoque
    Todos os níveis de estoque são monitorados em tempo real, permitindo ajustes preventivos antes que faltem produtos. Isso reduz perdas de vendas, evita colapsos operacionais, reduz a possibilidade de paradas de linha de produção e melhora a satisfação do cliente final.
  2. Redução de custos com armazenagem própria
    Com os estoques gerenciados e armazenados nas unidades da Libraport, sua empresa evita custos com infraestrutura interna e reduz volumes parados, otimizando o capital de giro.
  3. Reposição ágil e sob demanda
    O acesso em tempo real às mercadorias permite que a reposição seja planejada com precisão, conforme a demanda real, diminuindo riscos de excesso ou escassez.
  4. Eficiência logística e operacional
    A Libraport gerencia toda a operação logística, desde o armazenamento das mercadorias, sob controle aduaneiro, até a entrega, segregando as mercadorias conforme orientações do vendedor internacional, otimizando agendamentos de carregamentos, com agilidade e reduzindo custos com transporte e retrabalho.
  5. Visibilidade total da operação
    Com sistemas integrados e relatórios customizados, oferecemos ao cliente uma visão clara e estratégica de sua operação: KPIs, níveis de estoque, performance de entregas e muito mais.

VMI como diferencial competitivo

Ao escolher o VMI da Libraport, sua empresa conquista agilidade, previsibilidade e destaque no mercado, com ciclos de abastecimento mais curtos e resposta rápida à demanda. É uma solução ideal para quem busca eficiência, controle e vantagem estratégica em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico.

AGENDAMENTO VISITAS

Agende suas visitas ao nosso recinto aqui!
Lembre-se: todos os visitantes deverão apresentar documento com foto na recepção.

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Explore nossos serviços personalizados, incluindo Transporte DAT Exportação, Entrega de DI/Door Delivery e Remoção DTA Baixada Santista, adaptados para atender suas necessidades específicas.

ARMAZÉM GERAL

Nosso Armazém Geral possui mais de 16.000 m³ de área e armazenagem extra que permite uma diversidade de cargas recebidas e sua localização é um dos nossos destaques. Na Libraport, o cliente pode facilitar a transferência de sua mercadoria para o nosso Armazém Geral ao nacionalizá-la, devido à proximidade desse armazém ao seu negócio. 

CORREDOR LOGÍSTICO

O Corredor Logístico Libraport facilita a importação de mercadorias, integrando rotas, transportes e fluxos para um processo eficiente. Monitoramos a atracação do navio e removemos o container no terminal molhado. Cuidamos da carga desde a chegada ao Brasil até sua armazenagem na nossa empresa. 

TRANSPORTE

Nosso serviço de transporte é a escolha perfeita para importadores que desejam evitar as altas tarifas e a morosidade operacional dos aeroportos e portos brasileiros. Com nossa expertise em logística e processos aduaneiros, garantimos que suas mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e segura, desde a origem até o destino final.

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Envie sua documentação aduaneira com segurança, é rápido e sem filas. Nosso time especializado verificará todos os documentos para garantir conformidade e agilizar o processo de desembaraço.

EXPEDIÇÃO

Realize aqui o agendamento para o carregamento de suas mercadorias de importação ou exportação, bem como, retirada de Container Vazio, Processos Administrativos, Guia de Licitação (Leilão), ou processos de pessoa física entre outros. Caso ainda não possua acesso para realizar o agendamento, não perca tempo, faça sua solicitação.

SOLICITAR ATENDIMENTO

Precisa de ajuda? Solicite atendimento especializado e o nosso time de Relacionamento com Cliente estará pronto para oferecer suporte personalizado em suas necessidades.

RECEBIMENTO

Envie as informações de pré-alerta, formulário de armazenagem e DTA-e para agilizar o processo de recebimento e armazenamento de suas mercadorias garantindo maior rapidez e eficiência nos processos. Além disso, poderá solicitar o engate e desengate dos veículos.