Porto de Santos se divide entre recordes, atrasos e a expectativa pelo Tecon 10

Porto de Santos vive entre recordes de movimentação e atrasos persistentes. Com 90% da capacidade já utilizada e o Tecon 10 no horizonte, o maior porto da América Latina enfrenta o desafio de equilibrar expansão, competitividade e impactos urbanos.

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 12/09/2025

O Porto de Santos vive um momento decisivo: batendo recordes históricos de movimentação mas enfrenta atrasos e incertezas sobre a expansão de sua capacidade. Em julho de 2025, pela primeira vez, o complexo ultrapassou a marca de 17 milhões de toneladas em um único mês, segundo dados preliminares da Autoridade Portuária de Santos (APS). Também registrou recorde em contêineres, alcançando 534,7 mil TEUs, volume 8,5% superior ao mesmo mês de 2024.

Esse crescimento reforça a necessidade de ampliação. O principal projeto em andamento é o Tecon 10 (STS10), novo terminal que promete aumentar em cerca de 50% a capacidade do Porto de Santos, colocando-o entre os 20 maiores do mundo. O leilão prevê R$ 6,45 bilhões em investimentos, com contrato inicial de 25 anos e possibilidade de prorrogação por até 70 anos. O terminal deve contar com 600 mil m², quatro berços de atracação e capacidade para movimentar até 3,5 milhões de TEUs por ano, operando com um time de 5 dias e utilização de pátio em 90%, índices acima do padrão internacional.

No entanto, o Tecon 10 também gera preocupações, o risco de “verticalização”, que é quando companhias de navegação também administram os terminais, geram polêmicas no setor. O leilão foi questionado judicialmente sob alegação de falta de transparência, mas o pedido foi negado, já que o tema havia sido amplamente debatido em 2022 e 2025.

A nova construção impacta também diretamente a cidade de Santos. O prefeito Rogério Santos destacou que a prefeitura exigirá ações mitigatórias e compensatórias, como drenagem, melhorias de acesso e contrapartidas sociais, para equilibrar o crescimento econômico com a qualidade de vida da população.

Enquanto o debate pela construção do novo terminal segue em processo, atualmente o Porto de Santos opera com cerca de 90% de sua capacidade, com previsão de saturação total até 2028, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery em declaração ao portal da CNN. Em agosto de 2024, chegou ao pico de 86% das embarcações atrasadas; em setembro, o índice caiu para 84%, mas com uma mediana de 12 dias de espera. Salvador (56%), Rio de Janeiro, Navegantes e Paranaguá (cerca de 50%) também registraram atrasos significativos no período.

As causas vão além das limitações locais. Em 2025, os principais fatores de pressão foram as tensões geopolíticas, como a guerra comercial entre EUA e China e os ataques no Mar Vermelho, que forçaram a adoção da rota alternativa pelo Cabo da Boa Esperança, aumentando em até 12 dias o tempo de viagem, e os eventos climáticos, como furacões no Caribe e a seca no Arco Norte do Brasil.

Segundo Lucas Moreno, CEO da startup Ellox Digital, em declaração para o portal Poder360, este é o “novo normal” da logística global. O problema, segundo ele, é que o Brasil não acompanhou as transformações: “As últimas entregas de obras foram em 2013. Depois disso, não houve aumento na capacidade de movimentação de contêineres”.

Ainda assim, há sinais positivos. Globalmente, a DP World movimentou 45,4 milhões de TEUs no primeiro semestre de 2025, crescimento de 6,7% em relação ao ano anterior. Em Santos, a empresa já iniciou a expansão de seu terminal, parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com previsão de alcançar 1,7 milhão de TEUs por ano até 2026.

Atualmente, portanto, o Porto de Santos se encontra em uma divisão: colhe os frutos do aumento das exportações e da posição estratégica no comércio internacional, mas precisa resolver gargalos estruturais e definir o futuro do Tecon 10. A entrada da francesa CMA CGM no controle da Santos Brasil ajudou a destravar a licitação do novo terminal, diminuindo pressões externas sobre a verticalização. Seguimos acompanhando como o maior porto da América Latina equilibrará expansão, competitividade global e sustentabilidade urbana nos próximos anos, além de manter os investimentos e níveis de cargas no local.

AGENDAMENTO VISITAS

Agende suas visitas ao nosso recinto aqui!
Lembre-se: todos os visitantes deverão apresentar documento com foto na recepção.

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Explore nossos serviços personalizados, incluindo Transporte DAT Exportação, Entrega de DI/Door Delivery e Remoção DTA Baixada Santista, adaptados para atender suas necessidades específicas.

ARMAZÉM GERAL

Nosso Armazém Geral possui mais de 16.000 m³ de área e armazenagem extra que permite uma diversidade de cargas recebidas e sua localização é um dos nossos destaques. Na Libraport, o cliente pode facilitar a transferência de sua mercadoria para o nosso Armazém Geral ao nacionalizá-la, devido à proximidade desse armazém ao seu negócio. 

CORREDOR LOGÍSTICO

O Corredor Logístico Libraport facilita a importação de mercadorias, integrando rotas, transportes e fluxos para um processo eficiente. Monitoramos a atracação do navio e removemos o container no terminal molhado. Cuidamos da carga desde a chegada ao Brasil até sua armazenagem na nossa empresa. 

TRANSPORTE

Nosso serviço de transporte é a escolha perfeita para importadores que desejam evitar as altas tarifas e a morosidade operacional dos aeroportos e portos brasileiros. Com nossa expertise em logística e processos aduaneiros, garantimos que suas mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e segura, desde a origem até o destino final.

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Envie sua documentação aduaneira com segurança, é rápido e sem filas. Nosso time especializado verificará todos os documentos para garantir conformidade e agilizar o processo de desembaraço.

EXPEDIÇÃO

Realize aqui o agendamento para o carregamento de suas mercadorias de importação ou exportação, bem como, retirada de Container Vazio, Processos Administrativos, Guia de Licitação (Leilão), ou processos de pessoa física entre outros. Caso ainda não possua acesso para realizar o agendamento, não perca tempo, faça sua solicitação.

SOLICITAR ATENDIMENTO

Precisa de ajuda? Solicite atendimento especializado e o nosso time de Relacionamento com Cliente estará pronto para oferecer suporte personalizado em suas necessidades.

RECEBIMENTO

Envie as informações de pré-alerta, formulário de armazenagem e DTA-e para agilizar o processo de recebimento e armazenamento de suas mercadorias garantindo maior rapidez e eficiência nos processos. Além disso, poderá solicitar o engate e desengate dos veículos.