Entenda o processo de parametrização no Brasil

Para a entrada de cargas no Brasil, é necessário seguir um procedimento específico que previne possíveis fraudes, mantém a segurança e assegura o cumprimento da regulamentação do comércio exterior. Dentro desse processo, a liberação das cargas passa pela parametrização, etapa sob responsabilidade da Receita Federal do Brasil (RFB), que define como será realizada a fiscalização…

Autor: Marketing Libraport
Publicado em 05/02/2026

Para a entrada de cargas no Brasil, é necessário seguir um procedimento específico que previne possíveis fraudes, mantém a segurança e assegura o cumprimento da regulamentação do comércio exterior. Dentro desse processo, a liberação das cargas passa pela parametrização, etapa sob responsabilidade da Receita Federal do Brasil (RFB), que define como será realizada a fiscalização e a análise da declaração de importação.

A parametrização determina etapas futuras como tempo de liberação, exigências documentais, tratamento tributário e nível de conferência da carga. É nessa fase que a Receita define em qual canal de conferência a operação será classificada: verde, amarelo, vermelho ou cinza.

Após o registro da DI ou DUIMP no SISCOMEX, a declaração é automaticamente submetida ao sistema de gerenciamento de risco da Receita Federal. Esse sistema considera diversos fatores, como:

  • Histórico do importador: conformidade fiscal, ocorrências anteriores, autuações.
  • Natureza da mercadoria: tipo do produto, NCM, sensibilidade ou riscos.
  • País de origem e procedência: análise de risco de determinadas rotas ou mercados.
  • Valor e quantidade declarados: identificação de possíveis casos de subfaturamento ou superfaturamento.
  • Tratamento tributário: regimes especiais e benefícios fiscais.
  • Dados dos intervenientes: fornecedor, transportador, despachante.
  • Informações de inteligência aduaneira: alertas e cruzamentos de dados realizados pela RFB.

Entenda os canais de parametrização

1. Canal Verde

É o cenário ideal para qualquer importador. Nesse canal, a Receita Federal dispensa a conferência documental e física da mercadoria, permitindo o desembaraço automático.
Após o pagamento dos tributos, a carga é liberada rapidamente e em geral, de forma imediata ou em poucas horas.

2. Canal Amarelo

A mercadoria passa por análise documental realizada por um Auditor-Fiscal.
O objetivo é confirmar a veracidade das informações declaradas. Quando não são identificadas irregularidades, o processo costuma levar de 3 a 5 dias úteis.

3. Canal Vermelho

Aqui, a carga é submetida a verificação física e documental, tornando o processo mais demorado.
A fiscalização analisa quantidade, peso, especificações, classificação fiscal (NCM), integridade e demais conformidades exigidas pela legislação.
O prazo médio varia, mas pode chegar a cerca de uma semana.

4. Canal Cinza

É o canal mais crítico e está associado a suspeitas de fraude, especialmente relacionadas a valor aduaneiro ou origem da mercadoria.
A fiscalização é completa e aprofundada, envolvendo análise documental detalhada, conferência física e investigação específica da operação, do importador e da classificação fiscal.

O processo pode levar até 180 dias ou mais, gerando custos adicionais significativos e podendo resultar em multas ou até pena de perdimento da mercadoria.

Boa documentação traz maior agilidade na liberação

Para garantir prazos adequados e evitar retenções desnecessárias, é fundamental que a documentação esteja correta, completa e alinhada às exigências da Receita Federal.
Quando todos os intervenientes cumprem os requisitos de forma precisa, o processo ganha mais segurança, previsibilidade e qualidade, reduzindo riscos e custos para toda a cadeia logística.

AGENDAMENTO VISITAS

Agende suas visitas ao nosso recinto aqui!
Lembre-se: todos os visitantes deverão apresentar documento com foto na recepção.

SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Explore nossos serviços personalizados, incluindo Transporte DAT Exportação, Entrega de DI/Door Delivery e Remoção DTA Baixada Santista, adaptados para atender suas necessidades específicas.

ARMAZÉM GERAL

Nosso Armazém Geral possui mais de 16.000 m³ de área e armazenagem extra que permite uma diversidade de cargas recebidas e sua localização é um dos nossos destaques. Na Libraport, o cliente pode facilitar a transferência de sua mercadoria para o nosso Armazém Geral ao nacionalizá-la, devido à proximidade desse armazém ao seu negócio. 

CORREDOR LOGÍSTICO

O Corredor Logístico Libraport facilita a importação de mercadorias, integrando rotas, transportes e fluxos para um processo eficiente. Monitoramos a atracação do navio e removemos o container no terminal molhado. Cuidamos da carga desde a chegada ao Brasil até sua armazenagem na nossa empresa. 

TRANSPORTE

Nosso serviço de transporte é a escolha perfeita para importadores que desejam evitar as altas tarifas e a morosidade operacional dos aeroportos e portos brasileiros. Com nossa expertise em logística e processos aduaneiros, garantimos que suas mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e segura, desde a origem até o destino final.

DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA

Envie sua documentação aduaneira com segurança, é rápido e sem filas. Nosso time especializado verificará todos os documentos para garantir conformidade e agilizar o processo de desembaraço.

EXPEDIÇÃO

Realize aqui o agendamento para o carregamento de suas mercadorias de importação ou exportação, bem como, retirada de Container Vazio, Processos Administrativos, Guia de Licitação (Leilão), ou processos de pessoa física entre outros. Caso ainda não possua acesso para realizar o agendamento, não perca tempo, faça sua solicitação.

SOLICITAR ATENDIMENTO

Precisa de ajuda? Solicite atendimento especializado e o nosso time de Relacionamento com Cliente estará pronto para oferecer suporte personalizado em suas necessidades.

RECEBIMENTO

Envie as informações de pré-alerta, formulário de armazenagem e DTA-e para agilizar o processo de recebimento e armazenamento de suas mercadorias garantindo maior rapidez e eficiência nos processos. Além disso, poderá solicitar o engate e desengate dos veículos.