Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Comissão de Animais de Companhia (COMAC), constatou-se que até 2030 o Brasil poderá atingir cerca de 101 milhões de cães e gatos, o que representa um aumento de 26% em relação ao número de pets em 2019. Com esse crescimento, surge também a necessidade de evolução do mercado pet, que deve acompanhar a nova realidade com inovação em produtos, medicamentos, alimentação e demais itens utilizados tanto pelos animais quanto por seus tutores.
A alta na demanda se reflete diretamente nos números: em 2024, o faturamento do setor alcançou R$ 75,4 bilhões, com expectativa de crescimento de até 9,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Pet Brasil. Com esse cenário promissor, cresce também a importância de focar em pesquisas e o desenvolvimento de novas soluções para atender essa parcela crescente da população.
A busca por inovação no mercado pet
Durante o I Encontro Nacional de Pesquisa Clínica Veterinária, promovido pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), no dia 20 de março, em São Paulo, foi reforçada a relevância da pesquisa e da inovação para o avanço de novos produtos e métodos de tratamento voltados à saúde animal.
Além disso, com o crescimento no número de pets e o surgimento constante de novos produtos e tecnologias, os tutores passaram a buscar alternativas com mais qualidade, com foco em ingredientes saudáveis, opções sustentáveis e excelência em todas as etapas de produção e comercialização. Isso inclui desde a fabricação e logística até a venda e entrega final ao animal.
Pensando em toda essa cadeia logística e no cuidado necessário com cada etapa, a Libraport Campinas assegura excelência operacional e de armazenagem. Com mais de 90% de market share em nacionalização de cargas do segmento no Estado de São Paulo, somos referência em soluções logísticas para a saúde animal. Nossos serviços integrados oferecem monitoramento contínuo, armazenagem com controle de temperatura, transporte ágil e total conformidade com as exigências regulatórias.
A atuação de uma médica veterinária na Libraport Campinas é essencial para garantir a armazenagem e manipulação adequada de produtos sob a anuência do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Natasha Beck, veterinária da unidade, explica que sua função assegura a qualidade de insumos como medicamentos veterinários e produtos destinados à alimentação animal.
A presença dessa profissional é fundamental para que todos os processos atendam às normas sanitárias em vigor, garantindo a integridade dos produtos e protegendo, consequentemente, a saúde pública.
Com esse novo cenário de consumo, cresce a busca por operações logísticas mais especializadas. Produtos voltados à nutrição e bem-estar animal agora demandam armazenagem adequada, controle de temperatura e rastreabilidade em tempo real. Essa transformação reforça a importância de parceiros logísticos que garantam segurança, agilidade e qualidade em cada etapa, assegurando que os produtos cheguem ao destino final com a integridade preservada e alinhados às expectativas dos tutores modernos.