No comércio exterior, a segurança e a qualidade das cargas são prioridades, isso porque, quando o armazenamento ou o transporte não seguem os critérios adequados, a carga pode levar junto pragas, fungos, doenças e organismos nocivos capazes de causar danos ambientais, afetar cadeias produtivas e até gerar barreiras para a entrada da mercadoria em outros países.
Para evitar esses riscos, existem processos específicos de controle de pragas e de tratamento dos materiais de transporte e a fumigação no comercio exterior, é um dos mais importantes.
O que é fumigação no comercio exterior?
A fumigação é um tratamento fitossanitário realizado com pesticidas voláteis (em forma de vapor ou gás) dentro de um ambiente totalmente selado. O objetivo é eliminar pragas como larvas, traças, cupins, formigas e outros insetos que podem estar presentes na carga ou em embalagens de madeira, mesmo sem sinais visíveis.
Pallets, caixas e suportes de madeira são especialmente vulneráveis, pois podem abrigar infestações silenciosas que só podem ser eliminadas por meio desse processo.
Por que a fumigação é necessária?
Diversos países, incluindo Brasil e Estados Unidos, exigem o certificado fitossanitário para autorizar a entrada de cargas que utilizam madeira, mesmo quando ela é apenas parte da embalagem. Esse certificado é a garantindo que o material não representa risco de contaminação ou disseminação de pragas no país de destino.
No Brasil, desde 2015, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) determina que pallets e embalagens de madeira utilizados em importações e exportações sejam tratados conforme a norma NIMF-15, criada pela FAO/ONU.
Após o tratamento, as peças recebem a marcação internacional que comprova sua conformidade.
Tipos de fumigação:
A fumigação é realizada, principalmente, com dois tipos de gases:
- Brometo de metila
- Fosfina
A escolha depende do tipo de carga, do risco de infestação e dos requisitos do órgão anuente ou do país importador.
Quem regulamenta e fiscaliza?
- ANVISA — quando envolve produtos relacionados à saúde humana (medicamentos, alimentos, cosméticos, dispositivos médicos etc.).
- MAPA — responsável pelos controles fitossanitários e zoossanitários, pela emissão dos certificados e pela fiscalização de cargas agrícolas, embalagens de madeira, produtos vegetais/animais e derivados.
Além de emitir certificados, o MAPA também realiza inspeções, coleta de amostras e pode reter ou devolver mercadorias em caso de não conformidade, porém todo o processo é de acordo com cada carga, sendo alguma delas:
- Grãos, sementes e frutas
- Produtos de origem vegetal
- Embalagens e suportes de madeira
- Máquinas, equipamentos ou cargas que possam abrigar pragas
- Mercadorias destinadas a países com exigências fitossanitárias rigorosas
Fumigação na Libraport
Na Libraport, o serviço de fumigação pode ser realizado dentro do nosso terminal, garantindo agilidade e segurança em todo o processo. Cada peça entra e sai tratada conforme as exigências legais, com total conformidade junto aos órgãos anuentes.
Nosso objetivo é assegurar que as cargas dos clientes cheguem ao destino com qualidade, segurança e total adequação às normas internacionais, sem riscos de retenções, multas ou devoluções.










