A cadeia logística é essencial para garantir que os produtos cheguem até o consumidor final, no momento certo e da forma eficiente. Esse processo faz com que a sociedade tenha acesso a uma grande diversidade de produtos, tanto a nível nacional quanto internacional.
Para que os materiais sejam distribuídos, é necessário que os produtos passem por importação ou exportação, um processo que demanda tempo e envolve diversas burocracias. Porém com a intenção de otimizar tempo e reduzir os custos envolvidos, existem os CLIAs como soluções logísticas que podem melhorar a eficiência do processo.
O que é um CLIA?
O CLIA, ou Centro Logístico Industrial Aduaneiro, é uma solução logística que pode transformar a logística do comércio exterior, funcionando como um recinto alfandegado. O local é considerado um ponto de armazenagem, permitindo o desembaraço e despacho de mercadorias que chegam via importação ou exportação.
Os recintos do CLIA devem ser localizados em áreas fora dos limites dos portos e aeroportos, caracterizando-se então como zonas secundárias. Essa localização fora das zonas primárias permite uma operação mais ágil.
A utilização do CLIA oferece uma alternativa para reduzir o congestionamento nas zonas primárias, como portos e aeroportos. Além disso, ele pode reduzir os custos e a burocracia dos processos de importação e exportação, sendo justificado pela agilidade nas operações de desembaraço aduaneiro.
Os CLIA, como a Libraport Campinas, possuem operações autorizadas e supervisionadas pela Receita Federal, o que significa que todas as mercadorias que chegam ao Brasil podem ser transferidas diretamente para um Centro Logístico. E quando localizadas dentro do armazém, todos os processos de burocracia e desembaraço acontecem de forma mais ágil e fluida.
CLIA como solução logística
Quando as cargas são armazenadas em um CLIA, as empresas podem evitar o aumento de custos de armazenagem das zonas primárias, já que as mercadorias estarão armazenadas em locais estratégicos. Por exemplo, a Libraport está localizada próxima aos principais aeroportos, como o Aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto de Viracopos, além de estar perto do Porto de Santos. Com menos burocracia em comparação às zonas primárias, as operações se tornam mais personalizadas, garantindo a prioridade e a atenção necessária para cada operação.
A redução do fluxo nas zonas primárias também diminui os congestionamentos, o que acelera os processos logísticos. Além disso, o fato de os CLIA estarem sob a jurisdição da Receita Federal garante maior segurança para as cargas, pois todas as operações são monitoradas e fiscalizadas de forma rigorosa.
Ao optar por um CLIA, a empresa também pode escolher entre diferentes regimes aduaneiros especiais, como o entreposto aduaneiro, o depósito alfandegado certificado, o drawback, entre outros, dependendo das necessidades específicas de cada operação, resultando em um melhor fluxo de caixa e um controle mais eficiente de estoques.
Os benefícios de escolher a Libraport
A Libraport é um exemplo de CLIA que atua como um operador logístico, oferecendo estrutura e operações de excelência para atender às necessidades de exportação e importação.
A localização estratégica da Libraport, entre os aeroportos mais movimentados do Brasil, e sua proximidade com o Porto de Santos, tornam a empresa uma opção ideal para operações logísticas. Além disso, a Libraport é certificada como OEA (Operador Econômico Autorizado) desde 2016, o que garante benefícios adicionais nas operações logísticas e nas relações com a Receita Federal.
A empresa também conta com infraestrutura qualificada, incluindo armazéns refrigerados e pisos preparados para receber cargas químicas, garantindo a segurança e a integridade dos produtos. Na Libraport, recebemos cargas que fazem a diferença para a sociedade, aqui é necessário ter o compromisso com a vida e com o meio ambiente.
Porto Seco ou CLIA?
Embora o Porto Seco e o CLIA sejam considerados zonas secundárias de armazenagem, existe uma diferença na forma de autorizados para as operações. Todos os Portos Secos dependem de licitações públicas e tem prazo de expiração/renovação, gerando uma insegurança no consumidor.
Já os CLIA podem ser localizados em qualquer área, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pela Receita Federal. Isso permite maior flexibilidade e, com profissionais especializados no setor logístico, as operações podem ser realizadas de maneira segura, eficiente e sem prazo de expiração da licitação.
Ao optar por um CLIA, como o da Libraport, as empresas ganham em competitividade, com uma operação mais fluida, e principalmente, mais segurança.